sexta-feira, março 30, 2012

Internautas podem ouvir notícia e música de qualidade na Amazônia Brasil Rádio Web

Na segunda-feira (19) o site ChicoTerra.com iniciou parceria com o programa de rádio "Café com Notícias" e agora de segunda a sexta, das 07hs às 09hs da manhã, os internautas podem ouvir o noticiário radiofônico comandado por Ana Girlene e Márcia Corrêa. Além desta parceria, existe a transmissão do Moemnto Espírita, às 06hs, com mensagens de Chico Xavier. Após o "Café com Notícias", a música regional tem espaço na programação. Confira abaixo a programação da Amazônia. Rádio Web.


Programação:
De segunda a sexta-feira das 7:00 as 9:00h – Programa Café com Notícia com Ana Girlene Oliveira e Marcia Corrêa.
De segunda a sexta-feira as 9:00 – Momento Espírita
De segunda a sexta-feira as 9:05 – Amazônia Musical New!



Para ouvir a Amazônia Brasil Rádio Web  Clique aqui!
Programação:
De segunda a sexta-feira das 7:00 as 9:00h – Programa Café com Notícia com Ana Girlene Oliveira e Marcia Corrêa.
De segunda a sexta-feira as 9:00 – Momento Espírita
De segunda a sexta-feira as 9:05 – Amazônia Musical New!
Entrevistas gravadas:

Entrevista Senador João Capiberibe sobre a Lei de Transparência.

Osmar Júnior e Francisco Lino da Silva falam sobre a poesia do bairro do laguinho
Outras Opções:
No Tablet
Baixe e instale o aplicativo Resco Radio Free, na opção Add New radio cole a url: http://64.56.64.50:14192
No Windows Media Player
Digite Ctrl U para abrir url:
Cole: http://64.56.64.50:14192


sábado, março 24, 2012

“Mitos e Lendas” encanta público em apresentação durante II Semana da Francofonia

Ao som de batuque e violão,as lendas são contadas à platéia.


Após o I Encontro Francobrasileiro de Ciência, Tecnologia e Educação na tarde da quarta-feira (21), o grupo "Mitos e Lendas" envolveu o público na II Semana da Francofonia. A apresentação do "Mitos e Lendas" traz a mistura de música, poesia e teatro a fim de retratar as histórias e 'causos' tão conhecidos do povo amazônida.

Durante a apresentação somos deparados com personagens como Idejaci, a cobra grande, o boto e o poraquê, todos contando sua vida em  versos cantados e acompanhados pelo violão. Ao final, vem para animar e empolgar a todos com seu ritmo quilombola. E para finalizar, os integrantes do grupo pedem  que a nossa cultura seja fortalecida através de projetos como este.


A partir a ideia da professora Ângela Nunes, o projeto foi criado dentro da Biblioteca Pública do Amapá e hoje atua em parceria com o Museu Sacaca. Sendo iniciado da adaptação do livro do poeta e escritor, Joseli Dias. Para o professor e dramaturgo, Carlos Lima, iniciativas como esta têm o potencial de divulgar o estado do Amapá: "A importância maior é de contarmos os mitos e lendas do nosso estado. Os contos e encantos das nossas cidades e a diversidade de coisas grandiosas que temos aqui".


Lívia Almeida/Assesoria de Imprensa CCFA

Chefe Jean-Pierre ensina a amapaenses pratos da culinária francesa

O sucesso foi tanto que a aula do francês lotou de alunos.


Apreciadores da arte da culinária tiveram a oportunidade de aprender um pouco da culinária francesa na oficina de gastronomia "Un repas en français", ministrada pelo chefe Jean-Pierre Petit, com o auxílio da professora de língua francesa, Hildete Petit. De acordo, com a professora Hildete, durante a oficina os alunos puderam conhecer costumes franceses à mesa e entender procedência de pratos, como por exemplo, o por que das porções da culinária francesa serem pequenas.

O chefe Jean-Pierre ensinou aos participantes três pratos: a sobremesa de crepe com recheio de sorvete, o prato principal de salmão ao molho de aspargos e uma entrada com torrada queijo francês. O chefe passou noções da cozinha francesa, mas também valorizou os temperos utilizados na cozinha brasileira.

A vontade de aprender era tanta, que a oficina, que estava programada para atender 10 participantes, teve que ceder a 18 no total. Após a finalização dos pratos, todos foram convidados à degustar cada um. A opinião quanto à qualidade da refeição foi unânime: "excelente".



Blog do CCFA: http://francoamapaense.blogspot.com.brhttp://francoamapaense.blogspot.com.br


Lívia Almeida/Assessoria de Imprensa CCFA 

sábado, março 17, 2012

II Semana da Francofonia comemora difusão da língua francesa


Com a presença do Cônsul, Jean-François, do renomado Doutor em História e Jornalista Eugène Epailly



Em todo o mundo comemora-se, no dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia. A data enfatiza a importância, a evolução, a história e o quadro atual da língua francesa no cenário mundial. Aproveitando esta ocasião, o Centro Cultural Francoamapaense (CCFA) realiza no período de 20 a 24 de março a II Semana da Francofonia.

O evento terá a participação da Orquestra Filarmônica “Equinócio das Águas” e também contará com a presença do Cônsul francês, Jean-François Le Cornec, que estará realizando o lançamento dos livros “Terre sans mal” e “Les sept derniers jours”. Além de palestras e oficinas voltadas para a difusão da Francofonia, que ocorrerão nos turnos da manhã, tarde e noite. A diretora do CCFA, Josiane Ferreira, fala sobre o evento. “A semana da Francofonia vem reafirmar a importância do intercambio entre os países francófonos, oportunizando a toda a população, acesso às oficinas e palestras, cujo objetivo é difundir a cultura francesa”.

A programação também terá a participação do jornalista da TV RFO e do Journal France Guyanne, Eugène Epailly, que estará palestrando para acadêmicos de jornalismo sobre “Técnicas da produção de artigos em francês” e também fará um breve relato sobre o livro “Ilês de sallut” (Papillon).

Os interessados em participar das oficinas poderão realizar as inscrições no Centro de Cultura Francoamapaense, no horário comercial. As inscrições para as oficinas são gratuitas, devendo o candidato pagar apenas a taxa de R$ 5,00 para a emissão do certificado. Entrada franca.

Mais informações: 3223-3922.


Assessoria de Imprensa/CCFA
Lívia Almeida 
Thaysa Santos