terça-feira, fevereiro 14, 2012

Expedição Ciclos realiza vernissage no Museu Joaquim Caetano




O fotógrafo e vídeo-maker amazonense Diogo Vianna, radicado em Belém há mais de 10 anos, apresenta  amanhã, 15, em Macapá o resultado da segunda etapa de seu projeto de pesquisa e experimentação artística em vídeo e fotografia: a Expedição Ciclos. O projeto teve inicio no estado do Pará e percorreu diversos interiores, além da região metropolitana de Belém. Foram realizados registros em vídeo e fotografia, tendo como tema a relação do homem com a bicicleta na Amazônia. O resultado desse processo foi uma exposição na Galeria Theodoro Braga, localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. A exposição apresentou ao público durante o perído de um mês,  um acervo de 20 fotografias coloridas, uma foto-instalação e uma vídeo-instalação.

A Expedição Ciclos, que percorrerá todos os estados da Amazônia legal, chegou ao Amapá no dia 04 de fevereiro, com uma equipe de duas produtoras, um fotógrafo, um vídeo-maker e um assessor de imprensa. Mais do que uma pesquisa focada na relação prosaica e utilitária da bicicleta com o dia-a-dia da comunidade, o  fotógrafo Diogo Vianna e sua equipe vem buscando com esse trabalho construir uma poética visual, utilizando a bicicleta enquanto elemento estético significante da  identidade cultural da região. De acordo com Diogoa necessidade de trabalhar artísticamente esse tema, surgiu do fato de ser “impossível dissociar a bicicleta da vida de grande parte da população amazônica”, a partir disso ele sentiu-se provocado a criar um discurso visual dialogasse conceitualmente com essa relação.

Diogo Vianna, fotógrafo.


A vernissage da exposição Ciclos inicia a partir das 19:00 no Museu Joaquim Caetano, no centro de Macapá. A montagem será realizada no espaço da Sala Multiuso do museu. Depois de 10 dias pesquisando e registrando a influência e a importância da bicicleta na realidade cotidiana de Macapá e alguns interiores do Estado. A exposição contará com 12 fotografias  e 1 video-arte produzidos no estado Amapá, e ficará aberta à vistação pelo período de um mês. Além disso será realizada uma intervenção urbana com a projeção de alguns vídeos-arte na área do Mercado Municipal de Macapá, no dia 16 de fevereiro, às 18:30. 

Serviço

Vernissage Expedição Ciclos: etapa Macapá
Local: Museu Joaquim Caetano
Horário: 19h
Entrada gratuita



Karen Pimenta

Um comentário:

  1. CONVITE
    Tenho um página muito simplória na internet, aonde escrevinho alguns pensamentos, poemas, poesias ou mesmo textos diversificados. Não seria um blogue. Um blogue, é mais complexo, mais completo, mais colorido. Ainda assim, estou a lhe convidar a ir até lá, visitar-me, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato, esperando por Você.
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir